A música quando utilizada na
educação infantil serve de ferramenta incentivadora da criatividade nas
crianças, e um fator de desinibição numa convivência coletiva. Desde a
gestação, as crianças antes de nascerem já possuem uma relação com os sons da
voz materna, fase em que se forma a memória sonora nas crianças. Essa memória
fetal é responsável por preparar o vínculo entre mãe e filho depois do corte do
cordão umbilical. Depois do nascimento, as músicas que acalentam e embalam o
sono do bebê fortalecem a memória sonora nos pequenos e a relação com a mãe.
Na escola, as canções de ninar
ajudam a aproximar as crianças do educador. As brincadeiras com palmas, rodas e
cirandas ajudam no desenvolvimento da percepção e atenção da criança desde
cedo.Além de ampliar o repertório musical e vocabulário das crianças.
"Se fosse ensinar a uma
criança a beleza da música não começaria com partituras, notas e pautas.
Ouviríamos juntas as melodias mais gostosas e lhe contaria sobre os
instrumentos que fazem a música. Aí, encantada com a beleza da música, ela
mesma me pediria que ensinasse o mistério daquelas bolinhas pretas escritas
sobre cinco linhas.
Porque as bolinhas pretas e as
cinco linhas são apenas ferramentas para a produção da beleza musical. A
experiência da beleza tem de vir antes".
Rubem Alves