domingo, 16 de março de 2014

QUEM CANTA,SEUS MALES ESPANTA !!!

A música quando utilizada na educação infantil serve de ferramenta incentivadora da criatividade nas crianças, e um fator de desinibição numa convivência coletiva. Desde a gestação, as crianças antes de nascerem já possuem uma relação com os sons da voz materna, fase em que se forma a memória sonora nas crianças. Essa memória fetal é responsável por preparar o vínculo entre mãe e filho depois do corte do cordão umbilical. Depois do nascimento, as músicas que acalentam e embalam o sono do bebê fortalecem a memória sonora nos pequenos e a relação com a mãe.
Na escola, as canções de ninar ajudam a aproximar as crianças do educador. As brincadeiras com palmas, rodas e cirandas ajudam no desenvolvimento da percepção e atenção da criança desde cedo.Além de ampliar o repertório musical e vocabulário das crianças.




"Se fosse ensinar a uma criança a beleza da música não começaria com partituras, notas e pautas. Ouviríamos juntas as melodias mais gostosas e lhe contaria sobre os instrumentos que fazem a música. Aí, encantada com a beleza da música, ela mesma me pediria que ensinasse o mistério daquelas bolinhas pretas escritas sobre cinco linhas.
Porque as bolinhas pretas e as cinco linhas são apenas ferramentas para a produção da beleza musical. A experiência da beleza tem de vir antes".
Rubem Alves